Como funciona a energia fotovoltaica ?​

1 - O painel solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica.

 

2- A energia gerada pelo painel vai para o inversor.

 

3- O inversor manda a energia para seu quadro de distribuição. 

 

4- A energia gerada se conecta com

o relógio de medição.

func.png

 

Inversores

O inversor(2) converte a energia dos seus painéis fotovoltaicos de Corrente Contínua - CC para Corrente Alternada - AC, que é o padrão usado nas casas e empresas.

 

A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz", e é distribuída para sua casa ou empresa, reduzindo a quantidade de energia que você usa.

 

A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada. 

 

O excesso de eletricidade, o que você não consome, volta para a rede elétrica, através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a entrada de energia da rua, que é consumida quando não houver sol. 

 

A energia solar gerada em excesso, quando houver muito sol ou pouco consumo, é inserida na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira "créditos de energia", para serem utilizados de noite, em dias nublados ou nos próximos meses.

 

Em outras palavras, você produz energia limpa e reduz a sua conta de luz!

 

 

Abaixo você pode observar o exemplo de um diagrama ilustrativo de uma instalação. Nesse caso é usada a tecnologia de Micro-Inversores, na qual o  inversor é instalado na parte de baixo do painel fotovoltaico, e não em parede como no caso de inversores tradicionais.

Você poderá entender melhor a diferença entre Inversores e Micro-Inversores fazendo contato conosco! 

APsystems Solutions 2 PV Panels.png